jump to navigation

Street Fighter IV: A luta vai começar Fevereiro 25, 2009

Posted by nunomachado in Análises, Playstation 3.
trackback

street-fighter-iv_capa 

Há muito que os fãs de jogos de luta ansiavam pelo novo título da Capcom. Com mais de vinte anos de história, a série “Street Fighter” deixava os fãs das árcades horas e horas em loucas pancadarias virtuais. Era mexer o manípulo e carregar nos botões. Hoje, existem algumas alterações de fundo na série, mas como vão poder observar, ainda resistem os bons predicados que faziam deste jogo um dos preferidos das casas de jogos.

A história do jogo não se alterou muito. Escolhe-se um lutador e parte-se para a luta. Quanto às “estrelas” presentes, são as conhecidas de todos, com algumas adições. Nomes como Vega, Ryu, Blanka ou Guile vão certamente ser reconhecidos pelos antigos admiradores do jogo. Já El Fuerte e Rufus vão ser nomes desconhecidos, pois são duas novas personagens, com uma faceta cómica, principalmente El Fuerte, numa tentativa de aligeirar a acção. Felizmente, a Capcom decidiu equilibrar a balança e já não existem diferenças acentuadas entre os lutadores, mas ainda se nota alguma superioridade de lutadores como Vega ou Ryu, mas nada que um bom treino com os outros lutadores não chegue para ganhar.

street-fighter-iv_1

Outra boa novidade prende-se com a jogabilidade. Para quem estava habituado ao sistema de seis botões forte e fraco, eis que ele regressa. As várias combinações permitem socos, pontapés e agarrar o adversário, mas o que nos prendeu a atenção foi o Focus Attack. Ao utilizar esta função, o jogador pode neutralizar um ataque ou golpear o inimigo de forma quase terminal. Uma boa ajuda para os novatos neste título e que estejam fartos de levar porrada dos amigos. Por outro lado, continuam a existir os Super Combos, os Ex Specials e os Ultra Combos, o que permite ataques variados e lutas muito renhidas, mesmo quando os jogadores têm talentos diferentes. Mas, atenção. A adaptação aos comandos da PS3 é algo demorada, mas nada que umas boas horas de jogo não corrijam.

street-fighter-iv_3

Uma alteração significativa aconteceu no aspecto visual do jogo. Como era de esperar, a chegada às consolas da nova geração trouxe gráficos em 3D, mais luzes, mais cores, mais detalhes. Os próprios lutadores estão agora mais “reais”, ou seja, ganharam dimensões 3D, muitos músculos, roupas novas e deslizam nos ecrãs de uma forma mais rápida. Também os cenários são novos, apesar de existirem alguns baseados nos antigos, mas tudo com muita cor e iluminação, alguns ambientes são mesmo idílicos, pouco dados a lutas.

street-fighter-iv_2

Uma última palavra para os modos de jogo. Existem muitos e diversos, incluindo um multiplayer, com lutas on-line, o que serve para preservar a longevidade do jogo, mas alguma lentidão nas ligações retiram a emoção às lutas. Não há nada como estar sentado no sofá, ao lado de um amigo, e ver a cara dele enquanto o derrotamos após vários golpes! A amizade continua depois do jogo…

street-fighter-iv_4

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: