jump to navigation

Halo Wars: A mãe de todas as guerras Março 4, 2009

Posted by nunomachado in Análises, Xbox 360.
trackback

halo-wars-_capa

Pode dizer-se que a série criada pela Bunjie é uma espécie de Rei Midas. Tudo o que tem o nome “Halo”, vira sucesso. Para provar, estão os três jogos lançados até ao momento da série “Halo”, e o previsível êxito de “Halo Wars”, o novo jogo da série, desta vez produzido pela Ensemble Studios. O potencial da história criada no jogo FPS tinha todas as possibilidades de ser adaptada para um jogo de estratégia em tempo real, sendo ainda a melhor forma de contar a história anterior aos acontecimentos da série “Halo”. E foi isso que acabou por fazer a produtora do jogo.

“Halo Wars” retracta o primeiro confronto entre a UNSC e os Convenant, 20 anos antes da história de “Halo: Combat Envolved”. O palco da acção é o planeta Harvest. Há cinco longos anos que os Convenant tentam conquistar o planeta, mas as forças da UNSC conseguem derrotar os inimigos. Contudo, os alienígenas não desistem da luta, pois é no planeta Harvest que está um suposto segredo que pode destruir a humanidade. É hora da tripulação da nave Spirit of Fire entrar em acção. A missão é muito simples: descobrir o que os Convenant tanto procuram neste planeta e impedir que se apoderem deste segredo. É neste contexto que o jogador parte para a luta. Assume o papel de um elemento das forças da UNSC e entra num mundo completamente novo do universo “Halo”.

halo-wars-_4

Mais do que colocar unidades em determinados territórios e conquistá-los, como a maioria dos RTS, aqui cada missão tem uma consequência imediata na história. Esta é contada através de pequenos excertos cinematográficos, que servem como elos de ligação, magnificamente filmados e, ao contrário de muitos jogos, têm um papel fulcral no desenrolar do jogo. A ponta do véu vai sendo levantada à medida que o jogador avança nas missões. Estas são muitas e variadas que podem ir desde a conquista de uma base dos Convenant até à protecção de civis. O resultado final da missão terá impacto imediato no desenrolar futuro do jogo.

halo-wars-_5

Outra diferença de “Halo Wars” para os restantes RTS está nos menus. Criado para a Xbox 360, o jogo não apresenta o conjunto habitual de opções que surgem no ecrã neste género de jogos. A Ensemble preferiu simplificar e adaptar a interface a uma consola, de modo a simplificar a jogabilidade. E pode dizer-se que o resultado final foi bem conseguido, sendo muito simples aceder a todas as opções normais deste género, que vão desde a orientação de unidades no mapa, à criação de instalações e movimentação de homens e veículos. A facilidade de acesso a qualquer ponto do mapa, onde estão a decorrer eventos, é facilitada por atalhos, tornando a acção mais fluida.

halo-wars-_6

Em termos gráficos, não estávamos à espera de uma qualidade semelhante à série “Halo”, o que se confirmou. Os RTS raramente atingem a excelência gráfica de um FPS, mas neste caso “Halo Wars” situa-se entre os melhores do género. Cenários gigantescos, detalhes preciosos nas unidades e veículos, fluidez do motor de jogo, mesmo quando surgem inúmeras unidades em confronto. Enfim, pouco ou nada a apontar neste item.

Por fim, os modos de jogo. A campanha normal é escassa, mas pode ser prolongada com níveis que vão sendo desbloqueados. O modo multiplayer será o que nos vai tomar mais tempo, até porque aqui é possível comandar os Convenant. Existe um modo cooperativo e vários competitivos, logo é só escolher a opção que mais agrada, num dos melhores jogos do ano.

halo-wars-_71

Comentários»

1. Get a free Battlefield 3 serial - Fevereiro 4, 2014

Hello everyone, іt’s my first pay a visit at this website,
and piece of writing is really fruitfսl for me, keep up postinɡ sucҺ articles or
reviews.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: