jump to navigation

X-Men Origins – Wolverine: A vida do herói Maio 5, 2009

Posted by nunomachado in Análises, Playstation 3.
trackback

x-men-origins-wolverine_capa

Um dos grandes mistérios por resolver na banda desenhada era o passado de Wolverine. Esta personagem Marvel “nasceu” de forma discreta numa edição do “Incredible Hulk”, em 1974. Mais tarde, seria repescado para ingressar na equipa do X-Men, onde foi granjeando fãs, devido à sua forte personalidade e, acima de tudo, ao mistério que ronda as suas origens. Conhecido pelas garras que saem das suas mãos quando ataca os inimigos, Wolverine possui ainda uma força sobre-humana, sentidos apurados e capacidade para regenerar as lesões que sofre.

x-men-origins-wolverine_1

Isto é o que se conhece de Wolverine, mas muito mais vai ser dado a conhecer em “X-Men Origins – Wolverine”, o próximo filme da saga, totalmente dedicado à vida desta personagem. Como seria de esperar, foi produzido um jogo com base no filme, algo que deixa sempre apreensivos os críticos de videojogos, que não vêem com bons olhos estas adaptações. Na realidade, raras são aquelas que apresentam qualidade suficiente para figurar nas nossas prateleiras de jogos, mas “X-Men Origins – Wolverine” vem provar que é uma excepção à regra.

x-men-origins-wolverine_2

O jogo procura seguir a história do filme, mas acrescenta-lhe alguns extras. Uma missão passada em África é o início de uma série de acontecimentos que vão levantar o véu sobre o passado de Wolverine. A Raven Software, produtora do jogo e responsável por títulos como “Marvel Ultimate Alliance”, dedicou especial importância à história e à forma como é contada. Assim, não é de estranhar algum paralelismo entre o percurso de Wolverine e de Kratos, o herói de “God of War”. Um passado por resolver, uma raiva incontida e uma coragem sem limites caracteriza estes dois personagens, não sendo também de admirar a mecânica de jogo similar entre estes dois títulos.

x-men-origins-wolverine_5

Quem gosta de RPG, vai ter aqui um pequeno cheirinho deste género, mas o grosso do jogo é dedicado à acção e aos combates. É aqui que toda a violência de Wolverine é mostrada e o sangue toma conta da maioria dos cenários. A sua melhor arma é mesmo as garras de “adamantium”, que tudo destroem e esquartejam. Por outro lado, a sua capacidade de regeneração deixa-nos uma sensação de imortalidade, sem medo de dar o peito às balas e avançar sobre os inimigos sem dó nem piedade. E quando a barra que indica o estado em que está a raiva de Wolverine está cheia, é melhor não estar ninguém por perto. A jogabilidade é outro dos predicados deste jogo, com combos atrás de combos, mistura de ataques suaves com golpes sangrentos. Os elementos RPG surgem quando os combates são ganhos, amealhando pontos de experiência, que vão servir para melhorar atributos da personagem. Quando surgem os “bosses”, os combates são elevados a um nível de dificuldade elevado, mas de grande emotividade. Para descansar e lamber as feridas, existem momentos de busca, de resposta a enigmas que servem para avançar na acção.

x-men-origins-wolverine_4

Em termos gráficos, “X-Men Origins – Wolverine” utiliza o Unreal Engine 3, mas nem por isso surpreende visualmente. Os detalhes da personagem de Wolverine estão quase perfeitos, os aspectos visuais relacionados com a regeneração em tempo real mostram uma preocupação muito grande da Raven neste aspecto, mas existem demasiados “soluços” no jogo. Já a qualidade sonora é superior, onde predomina a voz de Hugh Jackman que dá vida ao herói no cinema, com uma banda sonora que chega para as encomendas. Em suma, um bom jogo, mas podia estar melhor graficamente e ter um modo on-line.

x-men-origins-wolverine_6

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: