jump to navigation

Virtua Tennis 2009 : Game, set e match Junho 3, 2009

Posted by nunomachado in Análises, Playstation 3.
trackback

Virtua Tennis 2009_capa

A Dreamcast foi a primeira consola a receber este jogo do universo da Sega. Na altura, destacou-se pela jogabilidade simples, cativando milhares de fãs por esse mundo fora. Em cerca de dez anos, o carisma da série “Virtua Tennis” nunca se alterou, mesmo quando chegou às consolas da nova geração. Como resultado, os amantes desta modalidade anseiam por novos jogos da série que, felizmente, não é actualizada ano após ano, o que poderia dar origem à saturação do jogo.

Virtua Tennis 2009_1

“Virtua Tennis 2009” não é um novo jogo, mas antes uma actualização da primeira versão que foi disponibilizada para a PS3. As novidades são escassas, um bom sinal para os que gostavam da série tal como estava, mas uma notícia menos boa para quem estava à espera de uma evolução. Nos modos de jogo, estão as maiores alterações. O World Tour está agora dividido em amadores e profissionais. O jogador cria uma personagem que começa no fim do ranking e procura subir à custa de vitórias. O problema é que agora inicia a carreira como amador e terá de chegar a número 1 desta categoria, para entrar no ranking profissional. Como resultado, para destronar Rafael Nadal terá de ter mais paciência e muitos mais jogos nas pernas. Para quem nunca jogou “Virtua Tennis” esta até pode ser uma solução interessante, mas para quem já tem experiência é extremamente aborrecido jogar contra adversários que nem dão luta. De resto, pouco ou nada há a salientar. Mantêm-se os treinos na academia para melhorar movimentos, a loja para comprar equipamentos com o dinheiro ganho nos torneios, o descanso que evita lesões, os convites para jogos amigáveis e, claro, o mais divertido do jogo, os mini-jogos. Continuam com um bom humor non-sense, cinco deles inéditos e a ser a forma mais divertida de melhorar os movimentos do jogador.

Virtua Tennis 2009_2

No arcade, nada de novo, a não ser a possibilidade de jogar com Andy Murray ou Ana Ivanovic, os dois nomes mais sonantes que estreiam na série, que mantém os “monstros sagrados” Rafael Nadal e Roger Federer e as estrelas femininas Maria Sharapova e Serena Williams. Destaque ainda para a inclusão da licença da Taça Davis, aquela que é a mais prestigiada competição por equipas do ténis masculino e onde os jogadores poderão ganhar a “saladeira”, nome pelo qual é conhecido o troféu.

Virtua Tennis 2009_3

Onde provavelmente se irá perder mais tempo é no modo on-line. Seja em casa com quatro amigos, seja via Playstation Network, em singulares ou pares, contra jogadores de todo o mundo, todos vão querer ser os líderes do ranking mundial de ténis virtual. Este é, sem dúvida, o modo que dá longevidade ao jogo e a principal razão da sua existência.

Virtua Tennis 2009_4

Se a jogabilidade não oferece novidades, e ainda bem porque é o maior trunfo do jogo, já a parte gráfica continua por melhorar. Apesar de uma ligeira evolução, alguns jogadores ainda estão longe de uma modelagem perfeita e o público faz mera figura de corpo presente. O som alinha pela mesma bitola, com músicas algo desenquadradas e o ambiente dos jogos sem uns gritos isolados ou um avião a sobrevoar o court, ou seja falta realidade.

Virtua Tennis 2009_5

Em resumo, “Virtua Tennis 2009” apenas faz efectua um ligeiro upgrade, mas para quem espera uma evolução da série para uma vertente de simulador puro, terá de esperar por outras núpcias. Além do mais com falta de uma concorrência credível, este continua a ser o jogo de ténis de referência.

Virtua Tennis 2009_6

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: