jump to navigation

InFamous: Herói eléctrico Julho 23, 2009

Posted by nunomachado in Análises, Playstation 3.
trackback

inFamous_capa

As semelhanças entre dois dos melhores títulos publicados nos últimos meses são assustadoras. Parece que os produtores de “Prototype” acompanharam a produção de “InFamous” e vice-versa. Vejamos, ambas as personagens estiveram em coma e ganharam poderes eléctricos; um estranho vírus é o responsável pelo caos criado em Nova Iorque, no caso de “Prototype”, e em Empire City, no caso de “InFamous”; os dois títulos oferecem uma mecânica de jogo semelhante, ou seja, cenários de grande dimensão, com muitas missões. São ou não muitas coincidências? Pior seria se fossem dois jogos sem qualidade, mas como as produtoras foram arrojadas no desenvolvimento de ambos os títulos, quem ficou a ganhar foram os jogadores,

inFamous_1

Em “InFamous”, o herói chama-se Cole, um mensageiro sem sorte, pois é ele que, sem saber, transporta a bomba que irá destruir Empire City. Após a explosão, Cole entra em coma e quando acorda descobre que tem poderes eléctricos. Como é normal neste tipo de situações de caos, os mais fortes procuram usar os mais fracos e o que resta da cidade passa a estar sob o domínio de “gangs”. Quem é o único que pode mudar esta situação? Lá terá de ser Cole que descobre que os novos poderes terão de ser utilizados em nome do bem comum. Ou não será bem assim? A Sucker Punch resolveu inovar um pouco e dar ao jogador a responsabilidade de escolher o caminho a trilhar. Um sistema de Karma irá definir o nosso herói, através das suas acções. Assim, se Cole tiver acções mais violentas, como destruir tudo o que o rodeia, a pontuação irá baixar e será visto como um infame. Como resultado, os habitantes de Empire City terão medo dele e outros vão atacá-lo com mais frequência. Por outro lado, se Cole procurar acções onde não coloque em perigo a vida de civis, será visto como um herói, sendo frequente os pedidos de ajuda. O pior é que nem todas as acções são tão lineares que permitam que Cole seja bom ou mau. Será o jogador a tomar essa responsabilidade de enfrentar decisões, sendo que alguns poderes são específicos para as duas facetas da personalidade de Cole.

inFamous_2

Também o sistema de combates e a forma como Cole se desloca pela cidade são um mimo proporcionado pela Sucker Punch. Armas, esqueçam-nas. Cole não pode utilizá-las devido aos seus poderes eléctricos. Serão estes que vão ser utilizados contra os inimigos, para além dos dotes físicos que o herói possui. Mas, não se pense que o poder é ilimitado, pois Cole terá de recarregar a energia que despende através de outras fontes eléctricas. Existem adversários de vários níveis, o que confere ao jogo emotividade e equilíbrio. Como bom mensageiro, é ágil e desloca-se com grande rapidez. Nalguns pontos, temos um cheirinho de “Mirror’s Edge”, com o protagonista a correr e saltar à boa maneira do “parkour”. O herói também não pode andar dentro de água, como é óbvio, ficando sujeito a um choque tremendo.

inFamous_3

Como jogo de “open space” que é, “InFamous” brinda o jogador com ambientes enormes, sem grande ênfase nos detalhes, mas com uma excelente qualidade gráfica e um motor que não se engasga, mesmo quando existem muitos intervenientes no ecrã. Também a banda sonora acompanha o ritmo frenético do jogo e existe opção para escolher os textos em Português, o que é sempre de salutar.

inFamous_4

Pedir para escolher entre “Prototype” e “InFamous” é como pedir para escolher entre Angelina Jolie e Megan Fox. O que significa, para quem puder experimentar os dois jogos, não hesite em fazê-lo. “InFamous” irá ocupar, pelo menos, 14 a 16 horas, mas podem ser muito mais quando se optar por explorar tudo ao pormenor e aproveitar todos os bónus que a acção oferece. Falta uma opção multiplayer, mas nem por isso este título deixa de merecer uma nota elevada.

inFamous_5

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: