jump to navigation

Fight Night Round 4 – A nobre arte do boxe Agosto 7, 2009

Posted by nunomachado in Análises, Playstation 3.
trackback

Fight Night Round 4_capa

Há dias em que o stresse é tal, que quando chegamos a casa só apetece bater nas paredes. Todas as preocupações do quotidiano podem ser aliviadas de outra forma, desde que tenha à mão uma consola, neste caso a PS3, e o “Fight Night Round 4”. Depois, é entrar no ringue e descarregar a ira e a fúria no adversário. Tudo porque “Fight Night Round 4” é, talvez, o mais realista e o melhor jogo de boxe alguma vez produzido. Se a terceira edição já tinha sido elogiada e considerada uma referência nos jogo de luta, esta nova actualização dá-nos a sensação de sermos uns verdadeiros “boxeurs”, com a vantagem de não ficarmos com nódoas negras.

Fight Night Round 4_1

Antes de entrar em acção, é recomendável dar atenção ao tutorial que surge no início, principalmente para os “rookies”. Começar um combate sem treino é KO na certa. O início do jogo traz a primeira boa dúvida, opta-se por criar um lutador à nossa imagem ou escolhe-se uma das lendas do boxe, como Muhammad Ali ou Mike Tyson? A primeira opção leva-nos ao modo Create Boxer, onde é possível escolher um lutador online e modificá-lo, personalizar os que existem no jogo ou criar uma nova personagem, com a nossa imagem, através da câmara da PS3 ou efectuar um upload de uma imagem. Depois é só moldar o lutador à nossa imagem. Se a opção recair no modo Legacy, então estarão à disposição mais de 40 lendas do boxe, mas com o lutador a iniciar a carreira do zero até atingir a glória, se o conseguir. Assinale-se que este modo foi consideravelmente melhorado em relação à edição anterior, com maior longevidade, mais opções, melhor gestão de datas de treinos e combates, novos prémios, mini-jogos que servem para melhorar atributos e muitas estatísticas para analisar.

Fight Night Round 4_2

O “gameplay” do jogo continua a ser baseado no Total Punch Control. O jogador terá de utilizar os dois analógicos, em que o esquerdo movimenta o lutador, enquanto o direito desfere os golpes na direcção em que o manípulo estiver direccionado. Tudo o resto que é visto num combate de boxe, como agarrar o adversário, as defesas, golpes baixos, entre outros são feitos com os restantes botões. Inicialmente, os novatos na série terão algumas dificuldades de adaptação, mas o tutorial serve para ajudar a uma coordenação perfeita, tal como a experiência nos combates iniciais.

Fight Night Round 4_3

O realismo colocado em cada combate é assustador. Não basta chegar ao ringue e desatar ao murro. É necessária estratégia, jogo de pés e paciência. Por vezes, a defesa pode ser o melhor ataque e cada adversário obriga a estratégias diferentes. Convém lembrar que o boxe é um desporto onde cada round tem pontos, pois as vitórias não acontecem apenas por KO. Assim, existe um novo sistema de pontuação que irá ditar o vencedor final, sendo essencial demonstrar dinâmica durante o combate para amealhar pontos. Existe ainda informação sobre o estado de energia do lutador. Deixar todo o suor no ringue logo no primeiro assalto pode ser fatal para os restantes, logo o melhor é refrear os ânimos.

Fight Night Round 4_4

O mais impressionante em “Fight Night Round 4” é mesmo a qualidade gráfica. Por vezes fica-se na dúvida se é um combate real ou um videojogo e este é o melhor elogio que pode ser feito. A semelhança entre os lutadores e os seus clones virtuais é assombrosa e as animações brilhantes. Os murros mostram os músculos a sofrerem o impacto, o suor a escorrer em bica, as expressões de dor, esforço e raiva são incrivelmente realistas. As texturas mostram quase na perfeição a pele humana, enquanto o motor de jogo não mostra uma única falha. O som acompanha esta generalizada qualidade superior, com um ambiente muito semelhante a um combate de Rocky Balboa: a multidão em delírio, o som dos golpes a acertarem nos adversários, os treinadores a vociferarem ordens para dentro do ringue. Brilhante.

Fight Night Round 4_5

Para completar este excelente menu, o modo multiplayer. O World Tour Championship divide os lutadores em três categorias, leves, médios e pesados, mas esta selecção nem sempre é bem conseguida. Depois é partir à conquista dos títulos, com a nossa personagem criada ou outro lutador. Existe ainda um modo Quick Match, apenas para descarregar a adrenalina acumulada. Este é provavelmente o melhor jogo de combate da actualidade. Muito realismo, um “gameplay” de qualidade, gráficos de sonho e muitas novidades em relação à edição anterior.

Fight Night Round 4_6

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: