jump to navigation

Dissidia – Final Fantasy – Reunião de estrelas Setembro 9, 2009

Posted by nunomachado in Análises, PSP.
trackback

Dissidia Final Fantasy_capa

Tal como na televisão, também nos videojogos existem séries mais carismáticas do que outras. Algumas atingem mesmo o estatuto de séries de culto e, neste caso, podemos integrar “Final Fantasy” nesta categoria. A saga desenvolvida pela Square Enix é uma das mais jogadas, admiradas e conceituadas de sempre da história dos videojogos. O segredo sempre esteve em personagens fortes, narrativas de qualidade, “gameplay”diferente e um aspecto gráfico que sempre mereceu rasgados elogios.

Dissidia Final Fantasy_1

“Dissidia – Final Fantasy” tem um pouco disto tudo, tendo ainda algumas carências e algumas virtudes devido à plataforma de destino, a Playstation Portátil. A história fala-nos da eterna luta entre o bem e o mal. Neste caso, os bons são liderados por Cosmos, e os maus por Caos. Quando os dois entram em confronto, uma luta tremenda vai acontecer entre os 10 melhores soldados de cada facção. É aqui que acontece uma espécie de “all-stars” de “Final Fantasy”, pois surgem personagens que estiveram presentes entre o jogo original e o capítulo XII da saga. Ao mesmo tempo, a história de cada uma destas personagens reúne-se neste título, onde tudo pode mudar em relação ao passado, com novas alianças e inimigos, tudo ditado pelo jogador. Terá na mão uma parte da história de “Final Fantasy” e, só este facto, mostra o quanto vale a pena jogar “Dissidia”. Outra razão está no desbloquear das personagens, com destaque para os representantes dos dois últimos episódios da série, o XI e o XII.

Dissidia Final Fantasy_2

Sendo um “beat’ em up”, os combates assumem especial importância. Existem duas formas de encarar as lutas, a diversão ou a estratégia. Se a opção recair na diversão, então basta carregar nos botões da consola, sem grande nexo de sequência, e existirá divertimento durante várias horas, sem grandes dificuldades. No caso da estratégia, não basta a força e o carregar de botões aleatórios, mas sim uma conjugação de botões que irão provocar diferentes golpes e efeitos. Cada lutador tem características diferentes, mas todas as habilidades podem ser melhoradas ou ganhar novos movimentos, através de um sistema de acumulação de experiência. Para os jogadores que gostam de explorar em busca de itens novos, então está no jogo certo, pois existem vários objectos e novos golpes disponíveis no mapa.

Dissidia Final Fantasy_3

A longevidade de “Dissidia – Final Fantasy” é impressionante. Se for jogado ao pormenor, pode passar as 100 horas de jogo, um valor raro em videojogos. Entre conquistas, recolha de itens, exploração de mapa e combates vai ser difícil deixar a PSP de lado. Os vários modos de jogo também entusiasmam, com o modo História, o principal, as lutas são dispostas num mapa, enquanto no Arcade, existe uma sucessão de combates, mas sem a narrativa do jogo. Existe ainda o combate rápido, que passa pela escolha de um lutador, e o modo Versus, jogado em sistema Ad-hoc, onde se pode combater entre amigos.

Dissidia Final Fantasy_4

Com uma banda sonora a trazer de volta velhos e históricos temas da série e diálogos de qualidade, “Dissidia – Final Fantasy” mostra que até neste ponto tudo foi pensado ao pormenor para agradar aos fãs da saga. No aspecto gráfico, o melhor elogia que se pode fazer é ser um dos melhores títulos para a PSP, onde nem sempre existe uma preocupação com o nível visual dos jogos. Aqui existe uma boa câmara, uma iluminação decente, personagens com detalhes acima da média e até as texturas são superiores à maioria dos jogos. Resumindo, “Dissidia – Final Fantasy” é um dos melhores jogos do ano para a PSP, com uma longevidade tremenda, uma história cativante e um sistema de jogo dos melhores alguma vez produzidos, não só na PSP como para as outras plataformas.

Dissidia Final Fantasy_5

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: