jump to navigation

Guitar Hero 5 – Estrela caseira Setembro 16, 2009

Posted by nunomachado in Análises, Playstation 3.
trackback

Guitar Hero 5_capa

Quando num determinado estilo de jogo existem dois títulos muito próximos e que disputam a liderança entre os fãs, é sempre bom sinal. Significa que a qualidade está presente e existe uma clara procura em melhorar o que já é bom e inovar para ficar à frente do rival. É o que tem acontecido com “Guitar Hero” e “Rock Band”, dois títulos virados para a música, onde por alguns momentos, qualquer pessoa se pode sentri uma estrela internacional. Procurando a superação, estes dois títulos têm gerado subprodutos, com novas funcionalidades, para gáudio dos seus fãs. Com a chegada de “Guitar Hero 5”, o rock ganha novos protagonistas e instrumentos, não se limitando apenas ao instrumento que dá nome ao jogo. As melhorias continuam a ser introduzidas e são visíveis logo no início do jogo. Os elementos da banda têm agora novos elementos de personalização, para além de ser mais fácil proceder à escolha destes elementos. Por outro lado, as músicas vêm desbloqueadas, aumentando o leque de escolhas quando se faz um jogo rápido. A introdução do modo “Quick Jump” é um piscar de olho a novos utilizadores do “Guitar Hero”, funcionando como uma espécie de tutorial antes de entrar nos modos principais. No fundo, o jogador testa as suas primeiras capacidades antes de entrar no verdadeiro mundo do “espectáculo”.

Guitar Hero 5_1

O “prato principal” continua a ser o modo Carreira. A escolha de músicas é extensa e a introdução de novos artistas e estilos, leva os jogadores a novos desafios. Ao todo, são 85 músicas que variam entre um estilo pop de Elton John, com “Saturday Night’s Alright (For a Fighting)”, ou o “metal rock” dos Iron Maiden, com “2 Minutes to Midnight”, passando pelos Coldplay, “In My Place”, Johnny Cash, “Ring Of Fire”, ou The Rolling Stones, “Sympathy For The Devil”. Destaque ainda para a introdução de duas músicas dos lendários Nirvana, facto que vai aumentar ainda mais a popularidade do jogo, permitindo tocar “Lithium (Live)” e o hino “Smells Like Teen Spirit”. Com tanta variedade de estilos, é natural que muitos jogadores fiquem desagradados por terem de mostrar dotes em músicas que não são as que mais gostam. No entanto, acaba por ser um desafio interessante experimentar um estilo muito diferente do nosso e comprovar que é capaz de mudar de registo. A versatilidade pode ser uma característica fundamental para triunfar neste mundo da música virtual.

Guitar Hero 5_2

Os saudosistas das músicas de outras edições de “Guitar Hero” vão ter a possibilidade de ter acesso às mesmas, através da vertente on-line e mediante uma pequena quantia. Serão perto de 50 canções extraídas de “Guitar Hero: World Tour” e “Guitar Hero: Smash Hits”, estando a Activision a trabalhar na compatibilidade de músicas de outras edições do jogo, como é o caso de “Guitar Hero: Metallica”.

Guitar Hero 5_3

Onde se perde algum tempo é na personalização das personagens e dos instrumentos, tal a quantidade de opções existentes. Mais uma vez, nada melhor que adaptar as escolhas ao estilo pretendido, que pode ir do mais puro “metal rock” até à extravagância de um artista pop, como é o caso de Elton John. Depois, pode pegar-se nas personagens e levá-las para o mundo virtual, através do modo on-line, onde existem opções para todos os gostos, que vão desde o modo Cooperativo até à batalha de instrumentos.

Guitar Hero 5_4

Existe também uma melhoria no aspecto gráfico, com uma maior aproximação visual aos artistas, bem mais detalhados e movimentos muito próximos dos reais. Também a sincronização entre os lábios e o som melhorou, tal como os elementos dos cenários das músicas. Uma palavra muito positiva para a câmara, capaz de registar momentos únicos nas actuações e com uma posição muito mais dinâmica.

Guitar Hero 5_5

A ligação entre os instrumentos e a consola continua afinada, apesar de algumas notas falharem um pouco, mas nada que impeça uma actuação positiva. Ou seja, não é por culpa das notas que o jogador pode ter a desculpa que o talento para a música não está lá. “Guitar Hero 5” mostra que está em forma, com novas adições interessantes e artistas que vão certamente atrair mais jogadores para esta série.

Guitar Hero 5_6

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: