jump to navigation

Championship Manager 2010 – Futebol renovado Outubro 3, 2009

Posted by nunomachado in Análises, PC.
trackback

CM2010_capa

Todos os anos, entre os meses de Setembro e Outubro os jogos ligados ao futebol dominam o mercado. “Championship Manager” (CM) e “Football Manager” (FM), na estratégia, e “FIFA” e “Pro Evolution Soccer” (PES), na simulação, mostram como o futebol é rei até nos videojogos. O primeiro a chegar foi o mítico CM, com algumas novidades bem interessantes, e bem precisa, pois a concorrência de FM nos últimos anos atirou o título da Eidos para segundo plano.

cm09_1

O que salta logo à vista nesta edição de 2010 é o novo motor de jogo 3D. O realismo é agora uma certeza, com a movimentação dos jogadores a corresponderem quase na perfeição à táctica delineada. A escolha de um 4-4-2, em losango, a táctica da moda, mostrou a movimentação da equipa na perfeição. Existe uma física mais real da bola, apesar do aspecto exterior ao relvado apresentar umas bancadas desoladoras. Existem várias câmaras disponíveis e mais de 500 animações por jogador, realçando-se o trabalho dos guarda-redes, muito mais activos do que nas edições anteriores. A Beatiful Game trabalhou para ter um motor de jogo superior a FM e teve sucesso. Mas, terá de melhorar no som que vem das bancadas, pois continua de péssima qualidade, como acontece noutros jogos do género.

CM2010_2

Outra novidade é o treino das bolas paradas. Basta olhar para os golos do Benfica deste ano para se ver como são importante as bolas paradas durante um jogo. Cantos, livres e até lançamentos de linha lateral podem ser treinados na exaustão, nascendo aqui os tais “lances de laboratório” que podem resolver um jogo. A importância dos treinos é agora maior, com novas opções à disposição do treinador, como é o caso dos jogos-treino a meio da semana, para afinar o onze para o encontro seguinte.

CM2010_9

“Championship Manager 2010” conta com uma gestão ainda mais aprofundada. Nada escapa ao treinador que controla todos os aspectos relacionados com a equipa. Desde a componente técnica até à gestão de jogadores. A importância de contratar o jogador certo para a posição certa é fundamental para o sucesso da equipa. Como tal o sistema de olheiros foi também renovado, surgindo mais próximo da realidade. Bem ao jeito de José Mourinho, é possível criar uma rede de olheiros num determinado país, como por exemplo Portugal ou Brasil, ou gastar algum dinheiro formando olheiros em locais específicos para que adquiram conhecimentos e descubram as melhores “pérolas” do futebol.

cm09_3

A base de dados do jogo continua impressionante e muito próxima da realidade. Contudo, ainda não atinge a qualidade da base de dados de “Football Manager”. Só um exemplo, enquanto o FM já conta com a Taça da Liga portuguesa, esta versão de CM ainda não disponibiliza esta competição. De resto, a quantidade de informação disponibilizada continua a ser, principalmente para os novatos no jogo, muita e pouco intuitiva. Os menus são fartos em dados, mas é muita informação para processar para um jogador. Aqui, as saudades do velhinho “CM 01/02” regressam em força, onde era meia bola e força e tínhamos a época completa num ápice.

cm09_2

Uma das grandes novidades deste ano chama-se “CM Season Live”. Para fazer face ao “Football Manager Live”, a Beautiful Game criou este modo online, onde um jogador terá à disposição clubes das 10 ligas mais competitivas da Europa. Com estatísticas baseadas na realidade dos clubes, um jogador pode ter desafios muito interessantes. Imaginem que, chegamos a Janeiro e o Real Madrid ocupa a terceira posição na Liga Espanhola. A nossa função será de pegar em todos os dados reais que levaram os “merengues” até essa posição e tentar conquistar o título. Este é um serviço que carece de uma subscrição, mas é uma importante evolução neste título, mostrando estar cada vez mais completo e mais perto de “Football Manager”.

cm09_4

Em suma, “CM 2010” sofreu alterações importantes e aproximou-se do líder da estratégia futebolística. Tem um excelente motor de jogo 3D, um aspecto gráfico mais atractivo, um sistema de treinos muito próximo da realidade e o “CM Season Live” é um desafio interessante.

CM2010_8

 

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: