jump to navigation

FIFA 10 – Futebol de classe Outubro 12, 2009

Posted by nunomachado in Análises, Playstation 3.
trackback

FIFA 10_CAPA

O futebol virtual já começou a época na semana transacta, com a chegada no popular “Championship Manager”, na área da estratégia e gestão. A época dos simuladores começa com “FIFA 10” que promete uma bela rivalidade com “Pro Evolution Soccer 2010”, que chegará no fim deste mês. Quem ganha, obviamente, são os fãs deste género de jogos, com dois títulos que têm vindo a afastar-se progressivamente, pois a série “FIFA” tem sido mais regular, em termos de qualidade, enquanto a série “PES” tem deixado fugir o comboio da qualidade. Este ano parece ser diferente, mas vamos deixar essas apreciações para mais tarde e centrar a análise nesta nova edição do “FIFA”.

FIFA 10_1

A grande novidade deste ano está, novamente, na jogabilidade. Agora é possível fazer quase tudo com os jogadores devido ao sistema de dribles e rotações de 360º. Isto significa que os jogadores deixaram de ter um comportamento robótico e terem movimentações limitadas, para passarem a ter uma movimentação mais real e que permite novo tipo de jogadas. No entanto, esta evolução na jogabilidade não é notória ao fim de um jogo. É algo progressivo e que se vai ganhando ao longo de vários encontros, onde se nota uma evolução na forma de jogar das equipas. Pegar no jogador mais forte da equipa, como Messi ou Cristiano Ronaldo, e arrancar por ali fora, em dribles, pode ser uma solução muito esporádica, pois não resolve jogos. O trabalho de equipa está mais acentuado e esta é a evolução certa para os simuladores de futebol.

FIFA 10_2

O campo de treinos tem agora nova importância. Ensaiar jogadas pode ser uma forma de chegar mais facilmente ao golo. O teste foi feito, utilizando uma táctica semelhante à do Benfica, colocando Ramires à direita, Saviola no bico da área e Aimar no apoio. Os três desenharam um lance de golo no treino, que após algumas tentativas num jogo oficial deu frutos.

FIFA 10_3

Nos modos de jogo, para além do já muito elogiado “Be a Pro”, existe agora o “Profissional Virtual”. Este modo permite criar um jogador e personalizá-lo à sua imagem, podendo mesmo usar uma fotografia do próprio e depois integrar qualquer clube ou torneio por essa internet fora. A evolução deste jogador é feita através do ganho de habilidades e troféus em todos os modos de jogo do “FIFA 10”, ou seja, tudo pode influenciar o nosso “eu” com espírito de Cristiano Ronaldo. Ou não…

FIFA 10_7

No modo “Manager” também existem inovações, com especial destaque para o relatório dos olheiros sobre os adversários, com informações preciosas para contrariar as equipas que vamos defrontar. Está mais real, mesmo a nível de transferências, com negociações mais duras para contratar o jogador que tanto desejamos para a nossa equipa. Os modos on-line também foram melhorados, principalmente as ligações aos servidores, onde o “lag” não é um problema, mas os grandes jogadores espalhados por esse mundo fora e que nos dão grandes “cabazadas” já o são.

FIFA 10_5

A nível gráfico, “FIFA 10” não acompanha a evolução da jogabilidade. E aqui perde para o novo “PES 2010”, principalmente ao nível do detalhe das faces dos jogadores. Também quando existem condições climatéricas adversas o motor de jogo, apesar de fluído, não mostra uma qualidade condizente com os restantes aspectos do jogo. Esta deverá ser a próxima melhoria da série, pois corre o risco de se tornar antiquada em termos gráficos, com os riscos inerentes que podem surgir. Os comentários, em português, de Hélder Conduto e David Carvalho, já veteranos nestas andanças mostram que estão em forma. Um Benfica – Sporting relatado pelo Hélder Conduto, é sempre de saudar. As repetições é que, ao fim de algum tempo, começam a cansar quem joga, mas é sempre bom ouvir a nossa língua num jogo desta dimensão. De resto, todo o restante jogo está em português, desde os menus aos tutoriais.

FIFA 10_4

“FIFA 10” mostra que não parou no tempo e está atento ao rival “PES” e às suas eventuais melhorias. A jogabilidade atingiu o máximo da forma, os modos são variados e quase todos atractivos, mas precisa urgentemente de uma nova lavagem gráfica para atingir a quase perfeição.

 FIFA 10_6

Comentários»

1. lol - Novembro 10, 2009

prototype

2. Tyree - Maio 14, 2013

These watches are designed to be loud and attractive.
A classic and timeless design, this watch boasts a round polished and brushed stainless steel case and bracelet,
all of which is coated in a gold-tone finish for chic sophistication.
Keeping up with the demands of the individuals and the
pace of the rapidly developing industry, the watch manufacturing brands like the Obaku are coming up with brilliant options that
combine simplicity, shape and texture.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: