jump to navigation

Buzz!: Concurso Universal – O jogo da sabedoria Novembro 24, 2009

Posted by nunomachado in Análises, Playstation 3.
trackback

A disputa de conhecimentos de cultura geral nunca foi tão acesa como actualmente. A culpa está na dimensão que o fenómeno “Buzz!” ganhou à escala mundial. Um pouco por todo o mundo, todos querem mostrar os seus conhecimentos, demonstrar que sabem mais do que o irmão, o pai, a namorada ou o amigo. Ou mesmo, disputar combates mentais, via on-line, com “génios” de todo o mundo. Mais do que um jogo, a série “Buzz!” é uma escola de cultura geral, onde se à primeira não se sabe a resposta, à segunda já não se esquece. Ao mesmo tempo, a Relentless Software, produtora do jogo, não ficou à sombra do êxito, e vai renovando a série de uma forma regular, sempre com questões novas e adições de jogos ou personagens inéditas.

Em Portugal, o êxito do jogo muito se deve ao apresentador Jorge Gabriel. É ele que continua a dar voz ao Buzz português, sempre pronto a disparar piadas aos concorrentes mais fracos. E com a proliferação de concursos de cultura geral na televisão, não é de estranhar que a série “Buzz!” seja uma das mais vendidas no país.

Em relação a “Buzz!: Concurso Universal”, registam-se algumas novidades em relação a outras edições do jogo/concurso. Para começar, mais de 5 mil novas perguntas na versão para a PS3, factor fundamental para qualquer nova reedição de Buzz e também um dos segredos do sucesso. Este é também o jogo com mais questões relacionadas com Portugal, algo que já tinha sido alvo de algumas críticas em edições anteriores. Agora, já é possível testar alguns conhecimentos da cultura portuguesa. Quanto aos temas, variam entre Desporto, Cinema, Celebridades, entre muitas outras, existindo sempre quatro à escolha antes de cada ronda, em que o último classificado tem o “privilégio” de escolher o tema.

Nos modos de jogo, há escolha para todos os gostos. No “Jogar um Jogo” podem escolher-se várias opções. Pode escolher-se a ronda seguinte no “Escolher ronda”, optar pelas rondas mais alucinantes do “Buzz!”, no “Rondas Loucas”, adoptar uma postura séria de competição no “Rondas sérias”; um contra-relógio de conhecimento no “15 minutos” ou uma maratona, no “45 minutos”. É ainda possível optar por personalizar totalmente o jogo que se deseja fazer. A vertente on-line está cada vez melhor. Para além da possibilidade de jogar em equipas de 4 contra 4, os jogadores podem efectuar o download de “quizzes” no “MyBuzz” ou criar esses mesmos “quizzes” e disponibilizá-los para todo o mundo. Para quem esgotar os seus conhecimentos nas novas questões, pode comprar novas perguntas no Playstation Store.

Quanto às rondas não existem muitas inovações, destacando-se a ronda onde existe uma piscina de lodo, o que torna tudo mais competitivo. Quanto ao resto, encontramos a habitual Luta de Tartes ou o Passa a Bomba, terminando tudo na Contagem Final, onde os pontos são convertidos em tempo e ganha quem aguentar mais tempo, como quem diz, o que acertar em mais respostas e for mais rápido.

Existe agora uma maior personalização do jogador. O verborreico apresentador dirige-se agora ao concorrente pelo nome e aproveita algumas características do mesmo para lançar as suas piadas. Em termos gráficos, nota-se uma melhoria no detalhe das personagens e do próprio palco, conferindo ainda mais emotividade ao concurso. As piadas continuam em nível elevado, o público reage às mesmas e o ambiente é agora mais de concurso e menos de jogo de tabuleiro. “Buzz!: Concurso Universal” é o típico jogo de inverno para a família, uma evolução em relação às edições anteriores e mostra uma vertente on-line mais desenvolvida e que deve ser a aposta de futuro da produtora do jogo.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: