jump to navigation

LittleBigPlanet – O regresso de Sackboy Dezembro 9, 2009

Posted by nunomachado in Análises, PSP.
trackback

Quando o ano passado a PS3 recebeu “LittleBigPlanet” a impressão que ficava era, porque não está também presente na Playstation Portable, pois tem todas a características para singrar nesta consola? Passado um ano, eis que Sackboy, a personagem principal deste universo, chega às mais pequenas consolas da Sony. Contudo, a conversão dos jogos da PS3 para a PSP nem sempre tem sido feliz. Contudo, os últimos títulos de maior sucesso que chegaram à PSP, como é o caso de “Motorstorm Artic Edge”, mostram que se podem fazer bons jogos para esta consola. E “LittleBigPlanet” é outro bom exemplo.

A mecânica de jogo não muda em relação ao original. Num mundo onde as personagens são feitas de malha, há muito para explorar, jogar, fotografar e partilhar. Num sistema de plataformas, a nossa personagem, o inconfundível Sackboy, explora um maravilhoso mundo de malha, sempre com obstáculos por ultrapassar. Antes de entrar em acção, muito há para personalizar, tal a quantidade de itens à escolha para fazer um Sackboy único. As novidades passam por novos temas e novos locais por onde é possível correr, saltar em busca dos inúmeros itens espalhados pelos vários cenários. Ao mesmo tempo, somos envolvidos em competições, com particular destaque para uma corrida de tapetes voadores que, só pela originalidade, já desperta o apetite para entrar nesta aventura. Se na versão para PS3 um dos segredos do sucesso do jogo em Portugal foi a presença de Nuno Markl, eis que o famoso autor está de volta. Os seus comentários são sempre uma lufada de ar fresco e encaixam na perfeição no espírito do jogo. Uma palavra para os comandos, bem mais intuitivos que na PS3, facilitando a vida aos “rookies” deste título.

O que mais falta vão sentir os fãs de “LittleBigPlanet” é o modo cooperativo para dois jogadores. Se na PS3, a aventura ganhava novas dimensões quando dois jogadores viajavam pelo mundo de Sackboy e se ajudavam mutuamente na recolha de itens ou na resolução de enigmas, na PSP não vai ter esta sensação. Apesar de a PSP ser uma consola com uma vocação mais solitária em termos de jogabilidade, a inclusão deste modo poderia ainda melhorar mais este título e torná-lo ainda mais atractivo. Quem sabe numa próxima oportunidade.

O que não foi esquecido foi o sentimento de partilha que já existia na versão original. Criar e partilhar estão de novo em foco em “LittleBigPlanet”, com o editor de níveis, o que torna a longevidade do jogo quase infinita. Mais uma vez, os itens recolhidos no modo história servem para a criação de novos níveis e, posteriormente, podem ser partilhados com a comunidade. Como esta é enorme, o número de níveis atinge dimensões assustadoras. Todos querem experimentar algo novo, criado pelos próprios jogadores de “LittleBigPlanet”. No fundo, acaba por ser um novo jogo criado pela comunidade, através da Playstation Network.

O aspecto visual também merece rasgados elogios. Ao contrário de muitos títulos que chegam à PSP com uma qualidade gráfica duvidosa, pois as preocupações estéticas para esta consola, por vezes, são esquecidas, “LittleBigPlanet” é diferente. A Media Molecule, produtora do jogo, foi meticulosa e conseguiu animações e texturas de boa qualidade. Os novos temas mostram o cuidado da produtora em criar algo de novo e com boa qualidade visual, em vez de fazer uma simples transposição de uma consola para outra.

Em resumo, tal como o ano passado foi um dos melhores, senão o melhor, jogo para a PS3, “LittleBigPlanet” é, sem dúvida, o melhor título para a PSP deste ano e, arrisco mesmo a dizer, um dos melhores que alguma vez foi produzido para as pequenas consolas da Sony. Com a integração do modo para dois jogadores fica perto de ser um jogo perfeito, algo que é sempre difícil de avaliar, mas que “LittleBigPlanet”, na vertente PSP, corre o risco de lhe acontecer.

Comentários»

1. luca10 - Novembro 13, 2010

como faço para baixar


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: