jump to navigation

Invizimals – O poder da ilusão Janeiro 16, 2010

Posted by nunomachado in Análises, PSP.
trackback

Um dos grandes aliciantes da indústria dos videojogos é capacidade criativa dos produtores, sempre na senda de novos produtos, de momentos de entretenimento inovadores. Os resultados nem sempre são consensuais, mas no caso de “Invizimals”, estamos perante um título inovador, com qualidade e que entretém. Com uma clara vocação para um público juvenil, o jogo pode muito bem ser uma forma de pais e filhos passarem algumas horas em alegre convívio.

Quando se observa as primeiras imagens do jogo, a questão que se coloca é, como funciona esta tecnologia. A conjugação da consola com a Go!Cam, a câmara PSP, e os cartões que acompanham o jogo são o segredo da ilusão. Todos os elementos têm a sua função e o funcionamento é simples. A consola serve para visionar os personagens deste jogo, que são captados pela Go!Cam quando apontada aos cartões que acompanham o jogo. E voilá, eis que surgem uns simpáticos monstros que, sem a Go!Cam, seriam completamente invisíveis. Mas o melhor mesmo, é assistir ao vídeo que se encontra após a análise, em que as imagens valem mais do que qualquer palavra.

Também a história foge um pouco às triviais histórias que costumam estar por detrás de um videojogo. Em “Invizimals” existe mais interactividade com o jogador, que acaba por participar directamente nos acontecimentos. Num mundo paralelo, existem umas criaturas, os Invizimals, que estão em perigo. A descoberta foi feita pelo Dr. Dawson, que afirma que esse mundo paralelo se deve à consola PSP e às suas características. Envia então o seu ajudante, Keni, que irá ajudar o jogador a encontrar as criaturas e protegê-las. Mas, e há sempre um “mas”, nem todos os Invizimals têm bom feitio e vão prejudicar a missão do jogador. Por outro lado, a história do jogo vai sendo contada em vídeo e as personagens falam directamente para o jogador, sendo uma preciosa ajuda para resolver os obstáculos que vão sendo colocados. A cereja no topo do bolo é tudo estar em português, desde os textos às falas.

Quanto à jogabilidade, é simples. Andar pela casa, pelo escritório do trabalho ou por onde quiser em busca destas simpáticas criaturas. O melhor será mesmo em ambientes com boa iluminação, pois a Go!Cam não se dá bem com locais escuros, pois tem mais dificuldade em capturar tudo o que está no seu raio de acção. O teste efectuado na sala de estar mostrou que é necessário ter as luzes acesas para capturar melhor tudo o que passa à frente da Go!Cam. Mas, nem sempre é fácil. O jogo é baseado em cores, ou seja, a busca é feita por uma criatura que tem determinada cor, sendo necessário descobrir no ambiente onde o jogador se encontra uma cor semelhante. Nem sempre é dada a informação da cor, o que torna a procura uma espécie de agulha no palheiro. Por outro lado, nem todos os Invizimals são capturados da mesma forma, o que dificulta a tarefa do jogador. Depois de capturados, os 123 Invizimals existentes podem entrar em combates, onde o cartão do jogo serve de palco às lutas. Existe ainda a possibilidade de ver estes pequenos seres evoluírem, em 10 níveis, as suas características e ficarem mais temíveis em cada combate.

O modo single permite combates contra a consola ou contra outro jogador que tenha câmara, proporcionando momentos de grande emoção. Em termos gráficos, o jogo não pode ser avaliado como a maioria, pois o que surge no ecrã, para além dos bem detalhados e coloridos Invizimals, é o ambiente que nos rodeia. Resumindo, “Invizimals” é um jogo que potencia tudo o que existe de melhor na PSP, mostrando que esta consola pode ter produtos interessantes, inovadores e que nada ficam atrás, em termos de qualidade de produção, de jogos feitos para as consolas de maior dimensão.

Comentários»

1. tiago - Julho 2, 2010

i love it uau. if you need to talk about invizimals, give me a mensage at the refered email

2. Os números de 2010 « Games Room - Janeiro 4, 2011

[…] Invizimals – O poder da ilusão Janeiro, 2010 1 comentário 4 […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: