jump to navigation

God of War III – A vingança de Kratos Abril 6, 2010

Posted by nunomachado in Análises, Playstation 3.
trackback

A Sony afirma que esta é a despedida de Kratos. Esta é, talvez, a única má notícia em relação a “God of War III”, pois tudo o resto é positivo neste regresso de Kratos à PS3, no último capítulo da saga. História, jogabilidade e gráficos são do melhor que alguma vez foi feito nesta indústria. Basta ver o vídeo de abertura para sentir um arrepio na espinha e ficar com água na boca para o que se segue.

Sendo uma trilogia, o vídeo introdutório mostra um pouco da história dos dois primeiros episódios, fundamental para quem nunca teve oportunidade de jogar “God of War”. Kratos quer vingar-se de tudo e todos, tendo como alvo preferencial Zeus, o deus dos deuses e pai de Kratos. Par tal, parte para uma guerra violenta, para conquistar o Monte Olimpo, com a ajuda dos Titãs. O início do jogo é completamente alucinante, quase sem tempo para respirar. Monstros, criaturas, montanhas para escalar, enfim, ritmo louco, em que o jogador pouco tempo tem para respirar. Algumas das melhores cenas de luta foram aqui produzidas, onde o tempo parece que passa correr, tal o prazer que dá em jogar. Depois, e para não mostrar todos os trunfos que este jogo possui, os fãs podem esperar uma fase de relativa acalmia, para finalizar em apoteose e novamente em ritmo frenético.

Mais uma vez, Kratos tem à sua disposição um manancial de armas, magia e outros artifícios para derrotar os inimigos. Desde a cabeça de Hélios até espadas e foices, tudo serve para esventrar as criaturas que vão surgindo. Quanto mais armas vão sendo adicionadas ao arsenal, mais combos é possível efectuar, alguns com uma violência assustadora. De quando em vez, lá surge um boss e a ajuda dos botões que devem ser pressionados para o derrotar. Para além dos combates, “God of War III” apresenta uma série de enigmas para serem resolvidos, bem enquadrados na história e sem nunca causar um grande decréscimo no ritmo do jogo.

Em termos técnicos, estamos perante um título assombroso. O motor de jogo tem um comportamento exemplar. Tudo é fluído, mesmo em cenas de grande exigência gráfica. Também a câmara de jogo, fixa, centra-se sempre sobre Kratos, sempre com ângulos que permitem ao jogador ter uma visão eficaz de tudo o que acontece à volta da personagem principal. Para finalizar, o aspecto gráfico. O melhor que se pode dizer é que está muito perto da excelência. As animações são fantásticas, seja de Kratos, como da maioria das criaturas e deuses que defronta; as texturas apresentam alguns pontos menos positivos, em alguns cenários, mas nada que retire brilhantismo. Aliás, os cenários são grandiosos e espectaculares, como é demonstrado logo no início quando Kratos inicia a sua escalada até ao Monte Olimpo. O ambiente mitológico está sempre presente, seja em cenários, personagens (centauros, medusas, deuses…), adereços e até mesmo na banda sonora, também ela de grande qualidade e a pedir uma televisão com som no máximo.

Com uma jogabilidade única, onde qualquer jogador facilmente se adapta a todos os comandos, “God of War III” é daqueles jogos que acaba demasiado depressa. Se a opção recair na dificuldade normal, temos jogo para 10 a 12 horas. Mas, sobram ainda alguns extras, como vídeos e arenas de combate extra-jogo, onde é possível colocar em prática a destreza de Kratos.

“God of War III” é um dos poucos jogos pelo qual vale a pena comprar uma consola só para ter o prazer de jogar este título fantástico. Tem tudo um que um videojogo deve ter: uma boa história, uma jogabilidade como nenhum outro tem, recursos gráficos únicos e uma sensação de vazio quando se chega ao fim da aventura. Por favor, estúdios de Santa Mónica, não deixem morrer Kratos.

Comentários»

1. Gabriel almeida - Abril 15, 2010

Otimo blog e artigo,visita o meu:http://callofdutyfever.wordpress.com/


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: