jump to navigation

Lost Planet 2 – Acção cooperativa Maio 19, 2010

Posted by nunomachado in Análises, Playstation 3.
trackback

Ao início tudo era gelo. Um cenário branco, desolador e que pouca emoção transmitia ao jogador. Este era “Lost Planet: Extreme Condition”, um jogo que sofria de alguns defeitos, como um argumento interessante ou personagens cativantes. A Capcom, produtora do jogo, apostou alto nesta sequela e quase que ganhou a aposta total. Quase porque ainda há algumas arestas para limar neste “Lost Planet 2”.

Passaram dez anos desde as “extremas condições” do último jogo. O gelo deu lugar a belas florestas, mas o clima de tensão mantém-se. O planeta E.D.N. III tem agora uma fauna desconhecida e perigosa e os seres humanos estão sob ameaça A luta pela T-ENG (Thermal-ENerGy) é grande, com diversas facções, como os Yuri’s Snow Pirates ou os NEVEC, a manterem uma feroz luta contra os Akrid. Estes, para quem não os conhece, são uma raça de insectos gigantes, nativos do planeta onde se disputa esta contenda, e estão agora mais fortes do que nunca.

Mais uma vez, a vertente cooperativa está presente no modo campanha, em cenários grandiosos, a convidarem à exploração: selvas, edifícios, comboios e por aí fora. Avançar na narrativa pressupõe derrotar os terríveis Akrid. O grau de dificuldade continua elevado, mesmo quando os Vital Suit (uma espécie de Mechwarriors) são utilizados para derrotar os chefes. Estes, como é o caso de Queen Gore Chryatis, são ossos bem duros de roer, sendo necessária muita paciência e tenacidade para seguir em frente. Um ponto algo decepcionante é a forma como surge o “game over” no ecrã, ou seja, existe um sistema de pontuação e quando acabam esses pontos volta o capítulo ao início. Pior ainda, não é possível gravar o jogo quando se quer, mas só em determinados pontos, o que pode ser frustrante se a pontuação acaba devido a alguma fatalidade dos companheiros de armas.

O sistema de progressão é aconselhável ser efectuado com mais três amigos em rede. Pode optar-se pela solução da Inteligência Artificial, mas esta não traz nada de bom, até porque o jogador sente-se abandonado, pois terá de fazer quase tudo sozinho. O melhor é que o arsenal está melhor do que nunca, os Vital Suit foram melhorados, com novas funções, sendo os combates um pouco mais equilibrados com os Akrid. As batalhas são mais em força do que inteligência, tudo porque abrigos quase não existem, com o espírito de “dar o corpo às balas” a surgir em todos os momentos.

Uma das boas surpresas desta sequela é o modo multiplayer. Aqui existiram alterações significativas e para melhor. Com suporte até 16 jogadores, existem diversos modos, como o já citado cooperativo, de equipas de 4 jogadores, para além do “Elimination”, “Team Elimination” e “Post Grab”. Existe um sistema de personalização e evolução das personagens escolhidas, através do sistema de pontuação de experiência.

No aspecto gráfico, “Lost Planet 2” é também uma agradável surpresa. Os cenários são grandiosos e variados, fugindo à monotonia do seu antecessor. Se o início ainda é marcado pelas paisagens gélidas, rapidamente tudo muda para um verde selvagem, em ambientes bem construídos. O motor de jogo MT Framework 2.0 está em boa forma, mostrando saúde mesmo quando surgem batalhas mais numerosas. Mesmo o detalhe das personagens e as animações são de boa qualidade. Tal como o som. Os Akrid continuam a ser assustadores quando se zangam, enquanto a banda sonora acompanha na perfeição o espírito do jogo.

Em suma, “Lost Planet 2” não é um jogo excepcional, mas é uma grande surpresa em relação ao seu antecessor. O modo cooperativo é atractivo, os cenários são melhores e mais variados, existem mais armas, mais monstros e personagens e a jogabilidade não desilude. A rever estão a dificuldade em derrotar alguns chefes Akrid e a forma de gravar o jogo, pois estes dois pontos negativos são do mais frustrante que pode existir num jogo do género.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: