jump to navigation

ModNation Racers – Para miúdos ou graúdos? Junho 6, 2010

Posted by nunomachado in Análises, Playstation 3.
trackback

A Sony iniciou com “LittleBigPlanet” um conceito denominado “Play.Create.Share”. O sucesso foi imediato, pois o jogo que mostra o mundo dos pequenos Sackboys foi elogiado pelos jogadores e crítica. O segundo título criado sob a égide deste conceito é “ModNation Racers”, produzido pela United Front Games, em exclusivo para a Playstation 3.

A primeira impressão que fica é que “ModNation Racers” é um jogo de corridas para os mais novos. Depois de algumas horas, a opinião muda e muitos jovens vão ficar algumas horas à espera que os pais deixem o comando da PS3, pois o vício já tomou conta deles. Julgando este jogo pelo primeiro conceito onde se insere, “Play”, “ModNation Racers” é extremamente divertido, cheio de acção e pouco educativo. Tudo porque as corridas são pejadas de mísseis, raios e outras armas tais que servem para atrasar os adversários. Ao mesmo tempo, a condução irresponsável é premiada, principalmente quando se experimenta bater no vizinho do lado. No entanto, para os graúdos estes aspectos das corridas são a cereja no topo do bolo. Existem vários níveis de dificuldade, percursos alternativos que podem ser descobertos durante as provas, itens para serem recolhidos, armadilhas escondidas e muito mais. Derrapar permite encher a barra do turbo e as ultrapassagens são facilitadas quando o carro segue o cone de ar do adversário que o procede.

Os modos de jogo principais são a Carreira e os modos online. No primeiro, o jogador vai evoluindo, em termos de dificuldade e pontos que possibilitam melhoramentos. Ao avançar na carreira vai desbloqueando itens que pode adicionar posteriormente. Ao mesmo tempo, uma história vai sendo contada, no final de cada corrida, onde as rivalidades entre pilotos são o tema principal. Nos modos online, existe a possibilidade de juntar até 12 jogadores em simultâneo ou quatro em ecrã dividido. Tudo é feito com base nas vitórias e na experiência acumulada para subir nos rakings.

Em relação ao segundo conceito, “Create”, “ModNation Racers” mostra o que deve ser um jogo actualmente. O jogador pode pegar nos vários editores e criar um jogo quase novo. Tudo porque pode criar carros novos, personalizar ou criar novas personagens e, o mais interessante de tudo, criar novas pistas. As opções são inúmeras, principalmente no editor de pistas. Aqui, o jogador começa por definir um traçado e, no fim, pode acrescentar diversos itens à pista, desde o tipo de piso a obstáculos. Para facilitar, o editor permite efectuar esta tarefa automaticamente.

Depois de tudo criado, chega a parte de “Share”, ou seja, partilhar. Tudo o que foi criado pelo jogador pode ser partilhado com a restante comunidade de “ModNation Racers”. Mais uma vez, é possível ter um jogo dentro de outro, com todos os conteúdos disponibilizados on-line.

No aspecto gráfico, o jogo segue uma linha muita semelhante a “LittleBigPlanet”. Personagens pequenas, com muita personalidade e com um traço de banda desenhada. Os cenários são magníficos, com pistas variadas e cheias de pormenores. O menu principal faz lembrar o “paddock” de um qualquer Grande Prémio de F1. Aqui o jogador pode deambular nas várias opções sempre no seu kart. Ao início é pouco complicado lidar com tantas opções e descobrir o local onde se encontram, mas após alguma exploração do cenário. O som é também condizente com a adrenalina libertada no jogo, com músicas alegres e diálogos com algumas piadas pelo meio.

O grande defeito de “ModNation Racers” está nos vários carregamentos que são efectuados durante o jogo. São muitos e demorados, o que retira algum do ritmo que é dado pelas corridas. Um problema a resolver numa futura edição. Em suma, “ModNation Racers” aproveita ao máximo as potencialidades da PS3, utiliza a comunidade que a rodeia como poucos jogos o fazem e mostra ter uma longevidade infinita. Acaba por ser três em um, pois além do jogo é possível criar uma alternativa com os editores e ainda pode ser completamente modificado com os conteúdos disponibilizados pela comunidade de “ModNation Racers”.

Comentários»

1. Jeane silva - Julho 22, 2010

hello man, Your comment about game are so special, i bookmark yours website to visit any weak, i suggest you visit this blog: hxxp://www.jogosonlaine.[org] – thanks man for this kind of information! John hilario


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: