jump to navigation

Skate 3 – Manobras radicais Junho 26, 2010

Posted by nunomachado in Análises, Playstation 3.
trackback

Quando, em 2007, surgiu no mercado a série “Skate”, sob a chancela da Electronic Arts, muitos críticos ficaram cépticos quanto ao sucesso do título. Tudo porque existia no mercado uma série já com um nome de prestígio, “Tony Hawk”. No entanto, enquanto este último mantinha uma linha de aventura e loucura, “Skate” apostou na simulação e no realismo. Esta aposta revelou-se fundamental para o sucesso da série. Hoje poucos são os preferem “Tony Hawk” a “Skate”.

A terceira edição do jogo traz, como não podia deixar de ser, algumas novidades e umas quantas melhorias em relação ao antecessor. Para quem não está familiarizado com esta modalidade, as manobras são o ingrediente principal. Esta versão aumenta o leque de possibilidades, mas a dificuldade de controlo mantém-se. Quanto maior o nível de experiência escolhido, mais difícil se torna efectuar as manobras. Os controlos continuam semelhantes, com o analógico esquerdo a mostrar a direcção, enquanto o direito serve para executar as manobras. Por outro lado, a forma como o skate aborda os obstáculos ou o embalo que o jogador dá influenciam o sucesso ou a falta dele em cada movimento.

Grande parte do tempo é passado no modo Carreira. Além da vertente de competição, existe um factor de negócio. O jogador começa por criar uma personagem, personaliza e entra na acção. Performance e negócio andam de mãos dadas, ou seja, quanto melhor for a prestação nas competições, mais prestígio terá a empresa do jogador que vende a sua própria marca de skates. Além de competições individuais, existem algumas provas por equipa, sendo necessário recrutar artistas do skate à Inteligência Artificial do jogo, que em muito ajudam ao resultado final.

O modo mais divertido acaba por ser o online. A qualquer momento, um amigo pode juntar-se à equipa criada pelo jogador, e juntos, podem ser os reis das pistas de skate. E o melhor de tudo é que os prémios conquistados são considerados individualmente, mesmo quando um jogador abandona uma equipa. A competição entre equipas é o auge do modo online, quando duas equipas se debatem pela vitória.

“Skate 3” oferece ainda um modo de personalização através de um editor. Se o jogador chega à conclusão que as pistas e os obstáculos padrões já não satisfazem as suas necessidades, então pode optar por construir uma pista personalizada. As opções de construção são muitas, como obstáculos, tipos de terreno, materiais, e muitos deles terão de ser desbloqueados.

O aspecto gráfico não é excepcional, mas cumpre a função. As animações são realistas, o motor de jogo corre de forma suave e alguns vídeos, como o introdutório, merecem ser vistos. Quanto à banda sonora, aqui não há dúvidas quanto à qualidade. Nomes como Joy Division, Pixis ou Beastie Boys são sinónimos de som bem alto enquanto se desenrola a acção.

Resumindo, “Skate 3” continua a apostar no realismo e na simulação, uma aposta que continua a ser acertada. A vertente online é bastante divertida, enquanto modo carreira dá pano para mangas. Os controlos melhoraram e estão mais intuitivos e o editor de pistas é uma boa forma de encontrar novos desafios. Ainda alguém se lembra de “Tony Hawk”?

Comentários»

1. Jogos Online - Junho 26, 2010

eu sou totalmente viciado em jogos de skate, na verdade acho que todo mundo que anda de skate gosta de jogos de skate ne hehehehe

2. the legenda - Agosto 27, 2012

eu tenho o skate 3 de xbox 360 o jogo é realista parece verdade o jogo eu acho que skate 3 é o melhor jogo de skate do mundo

3. victorverda25 - Julho 28, 2014

Mesmo não andando de skate na vida real eu curto muito skate 3….


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: