jump to navigation

Metal Gear Solid: Peace Walker – As mil vidas de Snake Julho 15, 2010

Posted by nunomachado in Análises, PSP.
trackback

Desde 1999, ano de estreia da série, “Metal Gear Solid” (MGS) tem mostrado uma solidez e qualidade difícil de encontrar na história dos videojogos. Uma narrativa forte associada a uma jogabilidade única, com personagens fortes pelo meio fazem de MGS uma das melhores sagas de sempre.

 

A mente de Kojima continua fértil em ideias e a prova está em “Metal Gear Solid: Peace Walker”, talvez um dos melhores títulos de sempre para a Playstation Portátil. Para quem não está inteirado com a história da série, vai ser complicado entender “Peace Walker” sem conhecer o resto da saga. Mas aqui fica um pequeno resumo. A narrativa avança dez anos em relação a “Metal Gear Solid 3: Snake Eater” e quatro anos depois de “Metal Gear Solid: Portable Ops”. Em plena Guerra Fria, Naked Snake, também conhecido por Big Boss, e Miller entram num jogo político e militar perigoso quando se vêem envolvidos num conflito na Costa Rica. Ramón Gálvez, professor universitário e agente do KGB, aborda os dois militares para que a organização que dirigem, os Militaires Sans Frontières, expulse um exército invasor, que possui um dispositivo capaz de disparar ogivas militares, o Peace Walker. No meio desta intriga, Big Boss passa para o lado do inimigo, mas a história irá sofrer mais reviravoltas.

Com um enredo destes, a expectativa quanto às questões técnicas eram enormes. E foram superadas. O vídeo de abertura é fantástico e mostra o que vai ser o resto do jogo, com um estilo de banda desenhada e muita interactividade. De seguida, surge um pequeno tutorial, muito útil, que mostra como controlar Big Boss. Este tutorial acaba por ser muito útil, principalmente quando estamos perante uma consola como a PSP, onde a conjugação de comandos nem sempre é acessível. Contudo, a jogabilidade acaba por ser um dos aspectos mais positivos do jogo, intuitiva e de fácil aprendizagem.

Pelo meio da acção existem os famosos “quick time events”, enquanto o sistema Close Quarters Combat também regressa, com melhorias, pois agora é possível atacar mais do que um inimigo em simultâneo. A base de operações é também um elemento importante, onde se refugiam os soldados recrutados por Big Boss e distribuídos por várias unidades.

No modo campanha é onde se passa mais tempo. São perto de vinte horas de jogo, com várias missões, muitos bosses e relatórios de avaliação. Em paralelo, existem missões secundárias que vão sendo desbloqueadas ao longo da acção. Existe ainda um modo de co-op, que pode juntar até 4 “soldados” em simultâneo, conferindo uma nova alma à série na PSP.

O aspecto mais surpreendente de “Metal Gear Solid: Peace Walker” é o aspecto gráfico. Nem parece que estamos perante um jogo para a PSP. Hideo Kojima mostra neste jogo o potencial da consola quando se aposta na qualidade. Os detalhes das personagens são fantásticos, fazendo inveja a alguns títulos para as consolas da nova geração.O motor gráfico respira saúde, mesmo quando é puxado ao limite, e os vídeos são fabulosos. Também o som é de grande qualidade. Regressam vários nomes que já são famosos em dar a voz a algumas das personagens da saga, enquanto a banda sonora e os sons estão de acordo com a qualidade geral do jogo. Existe ainda a opção de instalar a totalidade do jogo, perto de 900 MB, o que permite o som de diálogos por rádio.

Em resumo, “Metal Gear Solid: Peace Walker” é talvez o melhor jogo alguma vez produzido para a PSP. Defeitos, nenhum, qualidades, muitas. História, gráficos, jogabilidade, som. Tudo é muito bom. Porque é que todos os jogos não são assim?

Comentários»

1. Ruan - Setembro 12, 2011

Cade o link man?


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: