jump to navigation

Spider-Man: Shattered Dimensions – As várias faces do Homem Aranha Setembro 28, 2010

Posted by nunomachado in Análises, Playstation 3.
trackback

Muitos são os títulos que colocam um dos mais famosos heróis da Marvel, o Homem Aranha, como herói principal da acção. No entanto, nenhum levou tão longe a utilização da imagem e dos feitos do “aranhiço” como “Spider-Man: Shattered Dimensions”. A história não tem grande imaginação. Um vilão, um objecto valioso e um herói. Tudo somado, está mesmo a ver-se o que vai dar, a trivial luta do Bem contra o Mal. O vilão é Mystério, que busca um precioso artefacto conhecido como “Tablet of Order and Chaos”, com poderes para alterar a realidade. Como é óbvio, Mystério consegue colocar as mãos no objecto, mas é aí que entra em cena o Homem Aranha. Melhor ainda, quatro faces diferentes do “aranhiço”, uma para cada universo paralelo que se forma depois do artefacto se partir.

A grande novidade do jogo está na possibilidade de controlar quatro personagens diferentes, todas com o mesmo objectivo, recuperar as peças do artefacto perdidas por entre universos. Assim, para além do tradicional Homem Aranha, também conhecido pelo “Amazing Spider-Man”, o jogador pode assumir o papel de um aracnídeo baseado na mini-série Noir, que surgiu na década de 30; outro que provém do futuro, mais concretamente de 2099; e um de uma realidade paralela, proveniente da série Ultimate.

Toda a jogabilidade tem em conta as diferentes habilidades das quatro personagens. Existem semelhanças, como o disparo de teias ou os combos, tudo o resto difere. O herói do Ultimate tem um poder especial para lutar contra vários inimigos em simultâneo; o herói do futuro tem uma visão especial para fugir aos adversários; Noir utiliza as sombras para depois partir para o ataque e, por fim, o mais tradicional dos Aranhas mostra o que sempre foi, ágil, de teia fácil e sempre com uma piada pronta, capaz de irritar qualquer inimigo.

O pior de “Spider-Man: Shattered Dimensions” está no desenrolar das missões. Se por um lado, a acção decorre em cenários específicos e com objectivos bem definidos, falta depois um fio condutor que ligue todos os cenários, sem ser o artefacto, parecendo que em cada cenário há um jogo novo. Também a acção se torna demasiado repetitiva, pois cada missão passa por lutar com um “boss” por duas vezes, combater os restantes inimigos e proteger os inocentes. O que acaba por salvar a situação são os combates. Como as personagens têm diferentes poderes, os combates acabam por ser variados e emocionantes, com a possibilidade de combinar combos, onde é importante a escolha certa dos botões.

Em termos gráficos, o destaque vai para as animações e caracterização dos diferentes Aranhas. Todos estão bastante credíveis e as animações mostram os aracnídeos na sua melhor forma física. Também os cenários foram bem trabalhados, marcando as diferenças entre os diversos universos. Por fim, o som é também bastante competente. Com as vozes de Neil Patrick Harris, Christopher Daniel Barnes, Dan Gilvezan, e Josh Keaton para cada um dos personagens, este facto mostra o cuidado colocado pela Beenox, produtora do jogo, na caracterização dos diferentes heróis.

“Spider-Man: Shattered Dimensions” é, talvez, a melhor aventura do Homem Aranha nos videojogos. Apesar de algumas situações a melhorar, como a mecânica algo repetitiva das missões e a falta de algo que as ligue, o jogo tem bons predicados, como os combates e as habilidades dos diferentes “aranhiços”. É pena só durar pouco mais de 8 horas…

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: