jump to navigation

Football Manager 2011 – Mind games Novembro 16, 2010

Posted by nunomachado in Análises, PC.
trackback

Para muitos, isto será o mais perto que vão conseguir chegar do trabalho de José Mourinho. “Football Manager 2011” é o jogo de estratégia de futebol por excelência. Utilizado por muitos treinadores como uma ferramenta de trabalho, todos os anos existem inúmeras funcionalidades introduzidas, para além da actualização da enorme base de dados pelos olheiros da Sports Interactive espalhados pelo mundo fora. A nível estético continua a não deslumbrar, apesar das melhorias na transmissão dos jogos em 3D, mas a popular série não procura agradar pela estética, mas sim pela jogabilidade. E aqui é rei e senhor.

Para este ano, existe uma maior interactividade com o plantel e com a comunicação social, tornando o jogo mais realista e assustadoramente “humano”. As indicações dadas pela restante equipa técnica não são meras informações soltas. São indicações a ter em conta, muitas delas valiosas, principalmente quando são relativas ao descontentamento dos jogadores. Estes estão mais exigentes no momento de negociarem os seus contratos, para além de um maior número de opções nas conversas, o que permite avaliar melhor o que os jogadores têm em mente. Já a relação com a imprensa e os outros treinadores também é agora mais profunda. Uma má relação com a imprensa pode ditar uma reputação que pode prejudicar uma carreira, o mesmo acontecendo com os colegas de profissão. Para tal, existem mais perguntas e hipóteses de respostas, que melhoram muito a experiência antes e pós jogo, permitindo efectuar alguns dos tão apreciados jogos mentais de José Mourinho.

Dentro do campo, a equipa da Sports Interactive resolveu inovar nos métodos de treino. Até porque uma grande equipa começa nos métodos de treino. Aqui, a novidade está no aperfeiçoamento do treino individual, com 14 itens diferentes para aplicar nos treinos. Também a experiência pré-jogo foi reforçada, com mais opções, sendo a mais interessante, a oportunidade de preparar três tácticas diferentes para utilizar no jogo. Contudo, é necessário pensar nos jogadores escolhidos e adaptá-los às tácticas, pois colocar um médio no lugar de um atacante não vai resultar e pode condicionar toda a estratégia da equipa. Durante o jogo é possível avaliar melhor o desempenho e a própria condição mental dos jogadores. Assim, é possível efectuar uma melhor gestão da equipa e retirar os jogadores que estão a realizar exibições mais paupérrimas. Por fim, ainda nas questões mais tácticas, as bolas paradas também estão em destaque. Tanto a defender como a atacar, existem mais opções para colocar a equipa nos posicionamentos correctos, tanto para não sofrer golos, como para marcá-los em situações cada vez mais aproveitadas no futebol.

O motor 3D está também mais refinado. Existem mais estádios e o público está mais composto. A movimentação dos jogadores dentro do campo estão mais realistas, devido às inúmeras animações que foram introduzidas. Contudo, a qualidade desta vertente do jogo ainda não está em consonância com o resto do jogo. Para os jogadores que levarem “Football Manager 2011” muito a sério, vão certamente aproveitar todas as opções que existem durante o desenrolar dos jogos. Corrigir posições, alterar tácticas, instruções personalizadas, enfim uma quantidade de alterações possíveis que muitos treinadores provavelmente desconheciam. Por fim, mais uma vez tem que ser elogiado o trabalho efectuado na base de dados, que acaba por ser uma ferramenta muito útil para qualquer treinador. “Football Manager 2011” entra em força nos “mind games” que José Mourinho popularizou e que hoje são parte integrante e fundamental no futebol. Hoje, os jogos começam a ganhar-se fora do relvado e a equipa da Sports Interactive mostrou que sabe acompanhar a evolução do futebol. Actualmente, FM 2011 é o melhor jogo de gestão de futebol e com um realismo assustador. Até aqui o F.C. Porto levou a melhor…

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: