jump to navigation

Pro Evolution Soccer 2012 – Equipa vencedora Outubro 5, 2011

Posted by nunomachado in Análises, Playstation 3.
trackback

Todos os anos, a “guerra” é a mesma: PES ou FIFA? Este ano, como ainda só existiu a oportunidade de testar a série da Konami, não haverá as habituais comparações entre os dois jogos. Para começar, a primeira impressão em termos de jogabilidade, e no fundo tudo se resume a ela, é que está um pouco mais próxima do saudoso “PES 6”, talvez o mais viciante da série. Mas, está próximo e não igual e ainda bem bem, pois reflecte alguma evolução.

As alterações iniciam-se mesmo antes de entrar no jogo. É criado um perfil de jogador que vai servir para os modos online e para os modos de “Football Life”, ou seja, Master League e Become a Legend. Desde clube e jogador preferido até à velocidade de jogo, tudo pode ser escolhido e adaptado à forma de vivenciar o jogo por parte dos futebolistas de sofá. De seguida, os treinos. Para os mais novatos é aconselhável seguir estes treinos que o vão adaptar à nova jogabilidade de “PES 2012”, não que seja muito complicado em comparação com o ano transacto, bem mais difícil.

É chegada a hora da acção propriamente dita. E para tê-la podem escolher-se diversos modos: Exibição, UEFA Champions League, Copa Libertadores, Ligas e Torneios, conduzir uma equipa à glória na Master League, ser um Cristiano Ronaldo no Become a Legend ou entrar no modo online e jogar contra amigos e desconhecidos. Em todos estes modos, existe um paralelismo, a diversão é garantida por novas e boas alterações na jogabilidade.

O que salta à vista é que o jogo está mais fluído, com um sistema de passes mais intuitivo e o corpo-a-corpo é mais realista. Para tal, foram introduzidas grandes alterações nas animações, bem melhores que o ano transacto. Uma das bandeiras que o jogo anunciava, o “Teammate Control” cumpre as expectativas, ou seja, melhora a experiência de jogo depois de alguma prática. No fundo, controla-se dois jogadores e o segredo está na sincronia em como é feito este controlo. Dificilmente será colocado em prática muitas vezes, pois só em situações onde não estão jogadores sobre pressão do adversário é possível efectuar este controlo. Caso contrário, é bola perdida na certa.

Outro aspecto que sempre foi alvo de críticas na série, a IA, este ano mostra que existem melhorias significativas. O “Active AI” faz um controlo mais estratégico dos jogadores, onde as tácticas introduzidas pelos jogadores são cumpridas e onde as desmarcações são mais frequentes. O pior é que este controlo não chega aos guarda-redes, onde a Konami persiste em não corrigir este erro. Além dos “frangos” habituais, o tempo que o guarda-redes demora a colocar a bola em jogo destrói qualquer jogada de contra-ataque. A nível visual, “PES 2012” pode dizer-se que é equilibrado. Os principais jogadores estão bem detalhados, mas basta olhar para metade da equipa do Benfica e perguntar “quem é aquele?”. Ainda assim, bom trabalho da Konami neste campo, com a particularidade de Cristiano Ronaldo ser a capa do jogo. No som, Pedro Sousa e Luís Freitas Lobo assumem, com competência, os comentários.

Um aspecto negativo na série continuam a ser a falta de licenças de campeonatos, equipas e selecções. A liga portuguesa está presente através dos 3 grandes, pois os restantes clubes são os habituais nomes estranhos. E se neste campo a Konami tem que investir para colher louros, já na correcta actualização dos plantéis era uma obrigação que deveria ter. Deixar esta tarefa para os jogadores todos os anos, quando pagam balúrdios pelo jogo roça a falta de respeito pelos fãs. Em suma, “PES 2012” demonstra um regresso às origens, que se saúda, com uma jogabilidade bem mais divertida e viciante, sendo, no caso da PS3, o melhor jogo da série. Para ser o melhor de sempre, terá que melhorar em outros aspectos que já não são admissíveis nesta altura como eram de “PES 6”: licenças, plantéis e guarda-redes.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: