jump to navigation

Forza Motorsport 4 – Paixão automóvel Outubro 18, 2011

Posted by nunomachado in Análises, Xbox 360.
trackback

A excelência desta nova edição desta série de corridas está assente em quatro grandes pilares: a jogabilidade, os modos de jogo, o aspecto gráfico e quantidade infinita de carros e pistas.

Cada modo de jogo transpira competição e paixão pelo automóvel. A emoção suprema é atingida no modo Carreira. O sistema de progressão é simples, o que não quer dizer que não seja difícil. É simples, pois inicia-se com um carro de fraca cilindrada e os desafios colocados são à medida da capacidade do carro. A progressão é feita através de pontos que se ganham nas corridas e a passagem para um nível superior dá direito a um novo carro. Difícil, porque as corridas vão aumentando de dificuldade, de tal modo que até existe uma opção denominada de “rewind”, uma espécie de segunda oportunidade quando se comete uma aselhice. Para os novatos na condução existem um conjunto de ajudas como a linha ideal, travagem e controlos de estabilidade ou tracção, já os profissionais podem desligar todos estes sistemas e mostrarem o que valem. Até porque a IA do jogo é bastante equilibrada, oferecendo desafios realistas ao longo de toda a carreira. A cereja no topo do bolo neste modo está no “mestre” Jeremy Clarkson, um dos apresentadores do mais famoso programa televisivo de automóveis em todo o mundo, o “Top Gear”. Com os seus sábios conhecimentos, aconselha os jogadores, sempre com um humor muito próprio. Também do programa chega a pista de teste utilizada, onde se pode tentar bater os melhores tempos efectuados pelo misterioso piloto de testes, Stig. Jeremy participa ainda no modo Autovista, uma espécie de stand virtual, com todos os carros e onde Jeremy mostra os seus conhecimentos de uma forma muito especial e que dá vontade de ver todos os bólides só pelos comentários.

Onde também “Forza Motorsport 4” se distingue é nos modos on-line. Existem opções para todos os gostos, como corridas, desafios e até a possibilidade de tentar bater os recordes de outros jogadores, através de “ghosts” que podem ser descarregados. Há até futebol com automóveis! E aqui é ver para crer! Fora da competição, funciona um leilão para a compra de carros, pinturas, afinações e muito mais. Também é possível criar um clube e convidar amigos ou qualquer outro jogador para correr em equipa.

Existe ainda o “Free Play”, como o nome indica são corridas despretensiosas e com todos os carros à disposição sem necessidade de desbloquear o que quer que seja; e o “Marketplace”, onde se podem efectuar downloads de conteúdos extra, como pistas, carros através do Xbox Live.

Ao todo, estão presentes mais de 80 marcas de automóveis, com uma lamentável ausência, a Porsche, mas que em nada diminui o jogo. Também pistas são muitas e muitas outras podem ser adquiridas posteriormente. A nível visual, “Forza Motorsport 4” é um regalo para a vista. As cores, as sombras, a luz, tudo parece realista ao máximo, mas a grande qualidade está na física utilizada para a experiência de condução e aqui só falta mesmo o volante para parecer que é real. Pena a ausência de corridas à noite e a interferência dos elementos climatéricos nas corridas. Ao nível do som, é que o jogo poderia estar bem melhor. Tirando o ruído dos motores, na perfeição, as músicas são fraquinhas e num jogo de corridas uma boa banda sonora fica sempre bem.

“Forza Motorsport 4” é o melhor jogo de corridas do ano e um sério concorrente à hegemonia da série “Gran Turismo”. Tem uma excelente jogabilidade, longevidade infinita e um visual de qualidade. Dá vontade de acelerar!

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: