jump to navigation

WRC 2 – Motor gripado Novembro 3, 2011

Posted by nunomachado in Análises, Playstation 3.
trackback

Quando surgiu “WRC” pensou-se que estávamos perante um novo topo de gama nos simuladores de rallies. Afinal, não passou de um pequeno concorrente de “DiRT”, este sim, a referência actual do género. A Milestone meteu mãos à obra e resolveu fazer a segunda edição. Mais uma vez, esperava-se que o jogo oficial do Campeonato do Mundo de Rallies alcançasse patamares elevados e mais uma vez a montanha pariu um rato. O modo Carreira continua a ser onde os jogadores passam grande parte do tempo, pois há muito para fazer. O problema é que em relação ao jogo original quase nada mudou, o que significa que se mantém velhos problemas. Ou seja, mantém-se os patrocinadores que pouco ou nada têm a ver com o mundo automóvel, para além de serem fictícios, e, quando um jogador passa para uma equipa do WRC, deixa de lado a sua equipa que tanto custou a construir. Dá com uma mão, tira com a outra e surge o sentimento de trabalhar para o boneco. Quanto ao resta, nada de novo, com o jogador a partir do zero, com carros e provas secundárias para chamar a atenção das equipas WRC. Há carros para desbloquear, que depois podem ser adicionados à nossa garagem, ao mesmo tempo que os que já lá estão podem ser melhorados.

O que vale é que a Milestone manteve a jogabilidade e isso é uma boa notícia. As diferenças entre carros e pisos são notórias nas formas de condução. Aliás, não vale a pena colocar o disco na consola, pegar no comando e pensar que faz o melhor tempo. O melhor mesmo é passar pela Rally Academy e praticar um pouco. Aqui há todo o tipo de ajudas à condução que podem desligar-se à medida que os pilotos ganham mais perícia. Quando já se sentirem confiantes, então é altura de ir para o asfalto ou terra e prepara-se para momentos complicados. É possível afinar o carro ao nosso gosto e ligar ou desligar o sistema de rewind, que possibilita voltar atrás quando algo corre mal, evitando começar tudo de novo. O grande destaque é mesmo a diferença de condução para os carros de tracção dianteira, sempre prontos a subvirar, diferentes dos S2000 e WRC, com potências mais generosas e onde o slide e o travão de mão são fundamentais.

Uma das poucas novidades de “WRC 2” está na inclusão das Superespeciais, com particular destaque para a presença portuguesa, com a Superespecial que decorre no Estádio do Algarve a estar representada fielmente. A outra novidade é a inclusão do Grupo B, cm carros proibidos dos anos 80 devido às altas cilindradas e que dão um toque nostálgico ao jogo. Quanto aos restantes modos de jogo, nada de novo, incluindo o débil modo multiplayer, onde continua a faltar a opção de ecrã dividido.

Visualmente, “WRC 2” mostra alguma melhoria em relação ao antecessor, mas nada de extraordinário. Os carros estão mais detalhados, os danos continuam a ser um dos pontos mais positivos do jogo e os efeitos das condições atmosféricas, como lama ou neve, também continuam a surpreender. Pela negativa, estão os ambientes criados em torno dos troços, com pouca vida e texturas com menos qualidade e a solidão em cada troço. Isto significa que, ao contrário da realidade, nunca nos vamos ver outro carro no troço em que estamos, ou seja, em “WRC 2” não existem avarias, nem furos, nem carros mais lentos que levem a ultrapassagens. Valem as 90 etapas, 15 territórios diferentes, 25 tipos de terreno e carros e pilotos oficiais.

Em suma, “WRC 2” está longe dos patamares mais altos dos grandes jogos de corrida. Acima de tudo, esta segunda edição é uma grande oportunidade perdida para melhorar e aproximar-se de outros títulos do género, principalmente inovando nos modos de jogo e melhorando aspectos gráficos e principalmente, um novo modo de carreira.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: