jump to navigation

Ratchet & Clank: All 4 One – Todos por um… Novembro 13, 2011

Posted by nunomachado in Análises, Playstation 3.
trackback

É uma das duplas mais conhecidas no mundo dos videojogos. Conta com um número considerável de títulos e desde que chegou à PS3 que ganhou ainda mais alento. Nesta nova abordagem, “Ratchet & Clank: All 4 One” mostra que a série mantém uma vitalidade assinalável, capaz de inovar e mostrar uma jogabilidade diferente.

Na versão single player, o modo cooperativo faz-se entre a personagem que o jogador escolhe e a sua dupla. As hipóteses de escolha variam entre Ratchet, Clank, Qwark e Dr. Nefarius. Já no modo multiplayer, a acção cooperativa ganha outra dimensão, com a possibilidade de ser online ou offline. Por detrás desta jogabilidade em equipa está a história que junta os 4 no mesmo barco. Tudo começa com um monstro despertado pelo Dr. Nefarius que provoca o caos e leva Ratchet a persegui-lo. Contudo, as quatro personagens acabam por raptadas e levadas para o planeta Magnus. E é aqui que a interacção entre os quatro entra em acção, seja em modo singular ou com vários jogadores.

Nos cenários carregados de cores, há objectos para desbloquear e recolher, monstros para coleccionar e parafusos para amealhar, continuando a ser a moeda oficial da série. É possível melhorar as armas e este é um facto a ter em conta para facilitar os combates. Estes sofreram algumas modificações de modo a adaptarem-se ao modo cooperativo. Derrubar um inimigo a dois é mais fácil do que fazê-lo sozinho, o que alicia os jogadores a tácticas colectivas e não a desvarios a solo. Pelo meio, há veículos para conduzir e alguns quebra-cabeças para resolver. Sempre com o objectivo de colocar os jogadores a interagir em conjunto, o que retira alguma liberdade em termos de movimentação nos cenários, mas ganha-se em táctica, coordenação de movimentos e confusão no ecrã!

Visualmente, este episódio não se preocupou tanto em detalhar os cenários, mas mais num motor de jogo que promove-se uma jogabilidade em equipa. Ainda assim, os elementos habituais da série estão cá, como as cores dos cenários, armas estrambólicas, personagens estranhas, tudo com bom gosto, bem desenhado e sem grandes falhas.

“Ratchet & Clank: All 4 One” é uma novidade na série e uma boa ideia da Insomniac, a produtora do jogo. Leva a uma dimensão diferente, juntando inimigos para parcerias impensáveis. A vertente marcadamente cooperativa do jogo não vai defraudar os fãs da série, que mantém todo o espírito e junta-lhe o jogo de equipa.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: